Você Já Pode Adquirir o CD - Dupla Honra Cantora Mary Leandro FRETE JÁ INCLUSO - Receba na sua Casa Contato - (83) 9 81168227 Wattsapp- (011) 9 9660-2968 O CD da Cantora Mary

Envie Fotos,Vídeos,Mp3,Blogs,Fóruns,Comunidades,Slides,Eventos,e Compartilhe com sua Igreja ,Ministério,Familiares e as Suas Redes Sociais

Aniversários

Não há aniversários hoje

Lição 2, Abel, Exemplo de Caráter que Agrada a DEUS, 2Tr17, Pr. Henrique, EBD NA TV

Introdução
Hebreus 11.4 Pela fé Abel ofereceu a Deus maior sacrifício do que Caim, pelo qual alcançou testemunho de que era justo, dando Deus testemunho dos seus dons, e por ela, depois de morto, ainda fala.
Mateus 23.35 Para que sobre vós caia todo o sangue justo, que foi derramado sobre a terra, desde o sangue de Abel, o justo, até ao sangue de Zacarias, filho de Baraquias, que matastes entre o santuário e o altar.
Não como Caim, que era do maligno, e matou a seu irmão. E por que causa o matou? Porque as suas obras eram más e as de seu irmão justas. 1 João 3:12

O segredo básico que aqui encontramos e que praticamente nenhum teólogo consegue enxergar é que:
Abel ofereceu a DEUS o melhor da adoração, sua vida. Como não poderia se matar a si mesmo e se oferecer, colocou em seu lugar um cordeiro, ao invés de derramar seu sangue, derramou o sangue do cordeiro.Isso tipifica o sacrifício de JESUS CRISTO no calvário por nós.
JESUS se deu a si mesmo em preço de redenção para nos remir para o PAI.
Por isso o sangue de Abel ainda fala. Tipifica o sangue de JESUS derramado na cruz - Foi morto por adorar a DEUS com sacrifício perfeito - Sua vida.
Por que Caim matou Abel?
Não como Caim, que era do maligno, e matou a seu irmão. E por que causa o matou? Porque as suas obras eram más e as de seu irmão justas. 1 João 3:12
Como era a fé de Abel?
Pela fé Abel ofereceu a DEUS maior sacrifício do que Caim, pelo qual alcançou testemunho de que era justo, dando DEUS testemunho dos seus dons, e por ela, depois de morto, ainda fala. Hebreus 11:4DEUS dá testemunho da fé de Abel por que sua fé o impulsionou a oferecer um sacrifício perfeito a DEUS (obra - fez alguma coisa de sua fé - fé tem que ter ação) - Ofereceu sua Vida.
Tem alguma explicação para Caim ser rebelde, já que ele foi ensinado a servir o mesmo DEUS de seu irmão Abel e vivia em família com Adão e Eva que conheceram DEUS intimamente?
Isso é que a lição nos ensina. Diferença de Caráter - Expliquei na semana passada. Os dois foram criados na mesma família que era tão pequena, mas cada um absorveu um tipo de personalidade. Caim de Satanás e Abel de DEUS.
O sangue que clama é o de Abel ou o de JESUS?
O sangue de Abel não poderia clamar além da existência de Caim. Já o sangue de Abel que representa o sangue de CRISTO clama pela eternidade, pois foi com o sangue de JESUS que fomos comprados para DEUS e purificados de nossos pecados.
Quem... me matará. Caim Imaginava inimigos prontos a matá-lo - quem sabe alguém da família de Abel para vingá-lo? Tanto Caim como Abel já tinham seus filhos nesta época ou pelo menos Adão e Eva já tinham outros filhos e filhas.
No fim de tudo quem se deu bem foi Abel.
Antes, quando olhava para um lado via a desviada Eva, para o outro lado o desviado Adão, para o outro lado endemoninhado Caim. Agora estava onde queria estar, com DEUS. Para Abel Caim foi apenas um instrumento para levá-lo onde queria - DEUS.

I - A OFERTA DE ABEL
1. Uma oferta agradável a DEUS.
DEUS se agradou da oferta de Abel, não por seu valor em si, mas pela motivação desta. Foi feita por fé, amor, por adoração, por desejo de agradar a DEUS.
2. Uma oferta profética.
A oferta prefigurava o sacrifício de JESUS por nós na Cruz. Assim como Abel substituiu-se a si mesmo por um animal e derramou o sangue daquele animal em lugar de seu próprio sangue, assim também JESUS, o cordeiro de DEUS que tira o pecado do mundo (Jo 1.29), nos substituiu na cruz, levou sobre ELE nossos pecados e doenças e enfermidades (Is 53.4). JESUS derramou seu sangue por nós para nos comprar para DEUS e para nos purificar de todo pecado (Cl 1.14)
No dia seguinte João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. João 1:29
Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido.Isaías 53.4
Em quem temos a redenção pelo seu sangue, a saber, a remissão dos pecados; Colossenses 1:14
3. Uma oferta valiosa.
Abel deu do melhor que tinha, queria dar sua vida que era mais preciosa, mas a substiuiu pelo melhor de seus rebanhos, escolheu seu melhor animal para oferecer a DEUS.

II - A INJUSTIÇA CONTRA ABEL
1. Abel era um homem justo.
O próprio JESUS testificou de Abel chamando-o de justo (justificado pela fé)
Mateus 23.35 Para que sobre vós caia todo o sangue justo, que foi derramado sobre a terra, desde o sangue de Abel, o justo, até ao sangue de Zacarias, filho de Baraquias, que matastes entre o santuário e o altar.
2. Abel, o primeiro mártir.
Segundo o dicionário Aurélio, Mártir é uma pessoa que sofre tormentos ou a morte por uma crença, uma ideia ou uma causa. Pessoa que sofre maus tratos.
Segundo o dicionário On-line Mártir é uma pessoa que foi submetida a torturas, a sacrifícios ou à morte por um ideal ou por uma crença; quem se sacrificou em nome da fé e de suas convicções.Quem oferece a própria vida em favor de outra coisa ou pessoa.
Abel foi morto por causa de sua fé. Por causa de seu amor a DEUS, por causa de sua intimidade com DEUS, por causa da aceitação de DEUS de seu sacrifício de adoração.
3. O sangue de Abel.
Foi chamado por JESUS de sangue justo. Foi dito que este sangue clamava com sua voz desde a terra.
Mateus 23.35 Para que sobre vós caia todo o sangue justo, que foi derramado sobre a terra, desde o sangue de Abel, o justo, até ao sangue de Zacarias, filho de Baraquias, que matastes entre o santuário e o altar.
Genesis 4.10 E disse DEUS: Que fizeste? A voz do sangue do teu irmão clama a mim desde a terra.
Esse clamor é por vingança. Uma vida deveria ser dada em troca de outra vida (embora ainda não houvesse essa lei).
O teu olho não perdoará; vida por vida, olho por olho, dente por dente, mão por mão, pé por pé. Deuteronômio 19:21

III - UM HOMEM QUE AGRADOU A DEUS
1.Abel soube agradar a DEUS.
Agradou por sua intenção de adorar e agradou por oferecer seu melhor. Abel teve fé. Abel tinha um bom carátaer.
2. Abel, buscou a DEUS.
Tomou a iniciativa de adorar a DEUS e ofereceu um sacrifício. A fé impulsiona, faz alguma coisa, produz.
3. Caim agradou ao Diabo.
Caim fazia o que satisfazia Satanás que veio para roubar, matar e destruir. Caim tinha um mau caráter.
Não como Caim, que era do maligno, e matou a seu irmão. E por que causa o matou? Porque as suas obras eram más e as de seu irmão justas. 1 João 3:12
O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância. João 10:10

Conclusão
A oferta de Abel foi uma oferta agradável a DEUS. Foi uma oferta profética e muito valiosa. Caim cometeu um ato de injustiça contra Abel quando o matou. Abel era um homem justo e foi o primeiro mártir por ter sido aceito por DEUS. O sangue de Abel clamava por vingança, mas o sangue de JESUS clama por perdão. Abel foi um homem que agradou a DEUS por dar a DEUS o seu melhor. Abel buscou a DEUS pela fé. Caim agradou ao diabo.

Exibições: 8

Comentar

Você precisa ser um membro de TvMissionaria.org para adicionar comentários!

Entrar em TvMissionaria.org

© 2017   Criado por Gladson e Mary - TvMissionaria.   Ativado por

BANNERS  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço